Fernando Carada

Fernando Carada

A Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT) e o Clube Mineiro de Caçadores de Santa Luzia/MG, tem a honra de convidar a todos os atirados e seus familiares para o Grand Prix Internacional CBC Sporting FITASC 2020 - Grande Prêmio VIVAZ de Sporting 2020, que se realizará na sede do Clube em Santa Luzia/MG de 02 a 05 de Abril de 2020.

Confira no link toda a programação.

Foi publicada no Diário Oficial da União, uma portaria que trata da normatização administrativa das atividades de colecionamento de armas e a prática de caça de tiro esportivo, que, na prática, permitirá ao praticante portar arma durante o trajeto para a atividade (publicada em 05/12).

A nova regulação revoga a Portaria nº 51-Colog (Comando de Logística do Exército) e vai em direção contrária de sua antecessora, segundo especialistas.

A norma anterior tinha um caráter desarmamentista, e a Portaria 150 vai mais ao desejo do atual governo, de implementar uma agenda mais favorável à aquisição de armas e a prática do tiro esportivo.

A portaria anterior apresentava uma burocracia muito maior para manter o registro hígido do armamento e apresentava uma série de restrições de guia de tráfego.

Pelas novas regras, para comprovar que é um praticante de tiro esportivo, basta ter participado de, no mínimo, oito atividades de treinamento ou competição em entidade de tiro em um período de 12 meses.

A portaria também estabelece que “caçador é a pessoa física registrada no Comando do Exército, vinculada à entidade ligada a caça e que realiza o abate de espécies da fauna, com arma de fogo, em observância às normas de proteção ao meio ambiente, conforme o artigo 55 do Decreto nº 10.030/2019”.

Tanto praticantes de tiro esportivo, como caçadores e colecionadores, poderão portar uma arma de fogo curta municiada, alimentada e carregada de seu acervo cadastrado, durante o deslocamento para treinamento ou competições, abate autorizado da fauna ou exposição de coleção.

A lógica é a de que o próprio detentor do porte possa fazer a segurança do seu próprio acervo, diz Campano.

Por fim, ao contrário da portaria anterior, que especificava armamentos que seriam de uso restrito das Forças Armadas, como fuzis de certos calibres, a nova portaria não trata do assunto.

Fonte: Revista Consultor Jurídico (Rafa Santos) - Confira a portaria!

Representada por seu secretario Cylon Rosa Neto e seu diretor Alvaro Barcellos Mouawad a FGCT se fez presente no evento de encerramento de temporada do Clube 19 de Julho de Sapiranga.

A convite de seu diretor Airtom Haag foi proferida palestra sobre os rumos da caça e controle no RS.

Divulgação FGCT

Atletas brasileiros representando a Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT) no Latino American Championship de Compak Sporting - FITASC, realizado de 14/12 a 15/12/2019 em Angol, Chile.

Divulgação FGCT

Comunicamos que em razão das festividades de final de ano, a Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT) estará fechada nos dias 24, 25 e 31/12/2019, e no dia 1º/01/2020. 

Retornaremos as atividades normais no dia 02/01/2020.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!!

Divulgação FGCT

A FGCT representada por seu presidente Marcos Geraldo Rieck e seu diretor Alvaro Barcellos Mouawad estiveram presentes no evento de Compak no Clube Caxiense de Caça e Tiro. A Diretoria do CCCT enviou a seguinte mensagem a FGCT:

"Em nome do CCCT - Clube Caxiense de Caça e Tiro gostaria de agradecer a FGCT - Federação Gaúcha de Caça o apoio incondicional para inicialização da modalidade Compak no CCCT. 

Em especial gostaria de agradecer ao presidente Marcos Rieck, que além do apoio para realização do evento se dedicou pessoalmente a ensinar os novos atletas que estavam experimentando a modalidade pela primeira vez. Aumenta a nossa admiração pela gestão e visão de futuro para o nosso esporte. 

Ao Airton Haag e equipe uma agradecimento pela montagem dos postos de tiro. 

Por fim agradecer aos mais de 110 atiradores que passaram pelas nossas pedanas que tenho certeza, saíram muito mais felizes que chegaram e entusiasmados pela nova modalidade."

Jean Labatut - Presidente do CCCT
Diego Argente - Diretor de Compak e Percurso de Caça do CCCT

Divulgação FGCT

Terça, 10 Dezembro 2019 13:35

1ª Etapa do Campeonato Gaúcho

A Federação Gaúcha de Caça e Tiro, Clube de Tiro Frederiquense e a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, tem a honra de convidar os amigos Atiradores e familiares para participarem da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Trap Americano Single/Double, que será realizada nos dias 31/Janeiro, 01 e 02 de Fevereiro de 2020 na sede do Clube, Cerro do Leão, s/nº, Interior – Frederico Westphalen/RS.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 31 de Janeiro de 2020 – Sexta-feira
- 7:30 – 9h – Café da manhã oferecido pelo Clube
- 7:30 – Início das Inscrições
- 08:00h - Abertura das pedanas para provas de Trap Single/ Trap Double
- 12:00h - Almoço (sem interrupção da prova)

Dia 01 de Fevereiro de 2020 – Sábado
- 7:30 – 9h – Café da manhã oferecido pelo Clube
- 7:30 – Início das Inscrições
- 08:00h - Abertura das pedanas para provas de Trap Single/Trap Double
- 12:00h - Almoço (sem interrupção da prova)
- 20:00h - Jantar de confraternização oferecido pelo Clube de Tiro Frederiquense.

Dia 02 de Fevereiro de 2020 – Domingo
- 7:30 – 9h – Café da manhã oferecido pelo Clube
- 7:30 – Início das Inscrições
- 08:00h - Abertura das pedanas para provas de Trap Single/Trap Double
- 12:00h - Almoço (sem interrupção da prova)

*** Os atiradores serão os únicos responsáveis pela guarda de seus equipamentos e munição.

Clube de Tiro Frederiquense – RS 591 Sentido Frederico Westphalen → Ametista do Sul 5km - Coord.: -27.370387, -53.349799

Jantar de Premiação do Ranking Gaúcho 2019 de Compak Sporting, Percurso de Caça e Skeet, realizado na AFAI - Associação dos Funcionários da AGCO e International, Rua Berto Círio, 1200 - Bairro São Luiz - Canoas RS, no dia 06/12 às 20:00 hs.

A FGCT esteve representada por seu presidente Marcos Geraldo Rieck e seu diretor Alvaro Barcellos Mouawad em evento do clube Tiro Certo de São Jorge. Uma palestra sobre a caça e controle foi proferida e as duvidas dos quase 150 associados presentes foram esclarecidas.

Agradecimentos ao Clube Tiro Certo de São Jorge pela recepção em seu evento de final de ano e especialmente ao seu presidente Cristian De Santis.

Divulgação FGCT

 

Depois de três dias de competição e muitos pratos quebrados, a última etapa do Campeonato Estadual de Tiro Trap Americano Single/Double, realizada em Frederico Westphalen, chegou ao fim neste sábado, 30.

A principal novidade é que novamente o Clube de Tiro Frederiquense permaneceu entre as principais equipes da competição e garantiu o direito de sediar mais uma etapa do campeonato em 2020. Os prêmios desta última etapa foram entregues na noite deste sábado, além de também terem sido premiados os melhores do ano. Ao todo, foram 203 atiradores competindo nesta última etapa.

Os representantes de Frederico Westphalen realizaram um grande investimento para ampliar a sede a fim de se qualificar para receber a etapa da competição. O campeonato é organizado pela Federação Gaúcha de Caça e Tiro.

Por Thiago Henrique (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) - Foto: Marcos Silva


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/fgct/public_html/templates/news24/html/com_k2/templates/default/user.php on line 260
Página 1 de 5

Nosso objetivo é difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, clubes co-irmãos, órgãos de imprensa e simpatizantes do esporte.

Search