Fernando Carada

Fernando Carada

A FGCT representada por seu presidente Marcos Geraldo Rieck e seu diretor Alvaro Barcellos Mouawad estiveram presentes no evento de Compak no Clube Caxiense de Caça e Tiro. A Diretoria do CCCT enviou a seguinte mensagem a FGCT:

"Em nome do CCCT - Clube Caxiense de Caça e Tiro gostaria de agradecer a FGCT - Federação Gaúcha de Caça o apoio incondicional para inicialização da modalidade Compak no CCCT. 

Em especial gostaria de agradecer ao presidente Marcos Rieck, que além do apoio para realização do evento se dedicou pessoalmente a ensinar os novos atletas que estavam experimentando a modalidade pela primeira vez. Aumenta a nossa admiração pela gestão e visão de futuro para o nosso esporte. 

Ao Airton Haag e equipe uma agradecimento pela montagem dos postos de tiro. 

Por fim agradecer aos mais de 110 atiradores que passaram pelas nossas pedanas que tenho certeza, saíram muito mais felizes que chegaram e entusiasmados pela nova modalidade."

Jean Labatut - Presidente do CCCT
Diego Argente - Diretor de Compak e Percurso de Caça do CCCT

Divulgação FGCT

Terça, 10 Dezembro 2019 13:35

1ª Etapa do Campeonato Gaúcho

A Federação Gaúcha de Caça e Tiro, Clube de Tiro Frederiquense e a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, tem a honra de convidar os amigos Atiradores e familiares para participarem da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Trap Americano Single/Double, que será realizada nos dias 31/Janeiro, 01 e 02 de Fevereiro de 2020 na sede do Clube, Cerro do Leão, s/nº, Interior – Frederico Westphalen/RS.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 31 de Janeiro de 2020 – Sexta-feira
- 7:30 – 9h – Café da manhã oferecido pelo Clube
- 7:30 – Início das Inscrições
- 08:00h - Abertura das pedanas para provas de Trap Single/ Trap Double
- 12:00h - Almoço (sem interrupção da prova)

Dia 01 de Fevereiro de 2020 – Sábado
- 7:30 – 9h – Café da manhã oferecido pelo Clube
- 7:30 – Início das Inscrições
- 08:00h - Abertura das pedanas para provas de Trap Single/Trap Double
- 12:00h - Almoço (sem interrupção da prova)
- 20:00h - Jantar de confraternização oferecido pelo Clube de Tiro Frederiquense.

Dia 02 de Fevereiro de 2020 – Domingo
- 7:30 – 9h – Café da manhã oferecido pelo Clube
- 7:30 – Início das Inscrições
- 08:00h - Abertura das pedanas para provas de Trap Single/Trap Double
- 12:00h - Almoço (sem interrupção da prova)

*** Os atiradores serão os únicos responsáveis pela guarda de seus equipamentos e munição.

Clube de Tiro Frederiquense – RS 591 Sentido Frederico Westphalen → Ametista do Sul 5km - Coord.: -27.370387, -53.349799

Jantar de Premiação do Ranking Gaúcho 2019 de Compak Sporting, Percurso de Caça e Skeet, realizado na AFAI - Associação dos Funcionários da AGCO e International, Rua Berto Círio, 1200 - Bairro São Luiz - Canoas RS, no dia 06/12 às 20:00 hs.

A FGCT esteve representada por seu presidente Marcos Geraldo Rieck e seu diretor Alvaro Barcellos Mouawad em evento do clube Tiro Certo de São Jorge. Uma palestra sobre a caça e controle foi proferida e as duvidas dos quase 150 associados presentes foram esclarecidas.

Agradecimentos ao Clube Tiro Certo de São Jorge pela recepção em seu evento de final de ano e especialmente ao seu presidente Cristian De Santis.

Divulgação FGCT

 

Depois de três dias de competição e muitos pratos quebrados, a última etapa do Campeonato Estadual de Tiro Trap Americano Single/Double, realizada em Frederico Westphalen, chegou ao fim neste sábado, 30.

A principal novidade é que novamente o Clube de Tiro Frederiquense permaneceu entre as principais equipes da competição e garantiu o direito de sediar mais uma etapa do campeonato em 2020. Os prêmios desta última etapa foram entregues na noite deste sábado, além de também terem sido premiados os melhores do ano. Ao todo, foram 203 atiradores competindo nesta última etapa.

Os representantes de Frederico Westphalen realizaram um grande investimento para ampliar a sede a fim de se qualificar para receber a etapa da competição. O campeonato é organizado pela Federação Gaúcha de Caça e Tiro.

Por Thiago Henrique (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) - Foto: Marcos Silva

A Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT), a Federação Gaúcha de Tiro Prático e o Clube Ponto Trinta tem o maior prazer em convidar o(a) colega competidor(a) e sua família para participar da IX Etapa do Campeonato Gaúcho de Rifle 2019, juntamente com a I Etapa que foi cancelada devido à chuva. Portanto, esta etapa terá peso 2.

 >>> Confira a programação <<<

A Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT) e o Clube de Tiro Samburá convidam o amigo atirador para a Etapa Final de Duelo 20 segundos Indoor, que será realizada nos dias 04, 05 e 07/12 na sede do Clube.

>>> Confira a programação <<<

A Federação Gaúcho de Caça e Tiro (FGCT) convida a todos atiradores e sua família, para o Jantar de Premiação do Ranking Gaúcho 2019 de Compak Sporting, Percurso de Caça e Skeet, que será realizado na AFAI - Associação dos Funcionários da AGCO e International, Rua Berto Círio, 1200 - Bairro São Luiz - Canoas RS, no dia 06/12 às 20:00 hs.

Informações e vendas:

C/ Marisa na FGCT pelo Fone: (51) 3779-9600

Saiba quais são as armas de fogo permitidas legalmente no Brasil e quais são de uso restrito. Com alterações no Estatuto do Desarmamento e no novo decreto de armas, tem muita gente com dúvidas sobre quais são os tipos de armas de uso permitido e restrito no país.

Quais são as armas de fogo permitidas no Brasil?

O decreto 3665, criado em 2000, é quem determina as armas de uso restrito e permitido no país, mas o Estatuto do Desarmamento recebeu algumas alterações no início deste ano por um novo decreto, que flexibiliza algumas questões relacionadas à posse, porte e compra de armas.

Esse documento passou por revisão e proibiu o porte de armas classificadas como portáteis e não portáteis, como carabinas, fuzis e espingardas, com exceção apenas para moradores rurais (com alguns pré-requisitos) que podem adquirir as armas portáteis. Essa classificação dos tipos de porte de armas foi estabelecida no novo decreto.

Portanto, as armas de uso permitido para porte são aquelas que fazem parte da categoria “arma de porte”, como revólveres, garruchas e pistolas. Confira quais são as armas de fogo permitidas no Brasil:

As armas de uso permitido são as curtas, semi-automáticas ou de repetição com energia da munição no cano de saída de, no máximo, 300 libras-pé ou 407 Joules. O calibre de revólveres, por exemplo, deve ser de até 38. Já o de pistolas pode ser de até 380.

Outra arma permitida para quem tem posse de armas é a de longa raiada, de repetição ou semi-automática, com energia de até mil libras-pé ou 1355 Joules. Um exemplo seriam as carabinas e os rifles.

Arma de fogo de alma lisa, semi-automática ou de repetição e com calibre 12 ou inferior. Nesse caso, o comprimento do cano deve ser igual ou maior do que 24 polegadas ou 610 milímetros e para armas de menor calibre não tem limitação de comprimento de cano.

Quais são as armas de fogo de uso restrito?

Ao contrário das armas de fogo permitidas no Brasil, as armas de fogo de uso restrito só podem ser utilizadas por algumas categorias específicas, como as Forças Armadas e pelo Exército Brasileiro.

Confira as armas de fogo de uso restrito:

  • Armas de fogo curtas com saída de munição superior a 300 libras-pé ou 407 Joules.
  • Armas de longa raiada com saída de munição superior a mil libras-pé ou 1355 Joules.
  • Armas de alma lisa de calibre maior do que 12.
  • Armas automáticas de qualquer calibre

 A Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT) informa que estão abertas as inscriçoes para o Seminário Regional de Espécies Exóticas Invasoras coordenado pelo Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul e com a participação do Institutode Meio Ambiente de Santa Catarina e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná!

O Evento acontecerá no dia 3 de dezembro de 2019 na Assembléia Legislativa - Teatro Dante Barone.

A iniciativa tem como objetivo a troca de experiências na detecção,controle e monitoramento de espécies exóticas invasoras entre os estados da região sul do país.

As inscrições são gratuitas!! Faça já !!!

Divulgação FGCT


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/fgct/public_html/templates/news24/html/com_k2/templates/default/user.php on line 260
Página 1 de 5

Nosso objetivo é difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, clubes co-irmãos, órgãos de imprensa e simpatizantes do esporte.

Search