Fundação e Objetivos

Data de Fundação

Foi fundada em 28 de agosto de 1939 como Liga de Tiro Sul-RioGrandense denominada mais tarde Federação Gaúcha de Caça e Tiro, sede própria sita a Rua Portugal, 840 - CEP 90520-310 - Bairro São João - Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

Filiada a Confederação Brasileira de Tiro e a Confederação de Caça e Tiro, registrada no SFID/3 3º RM com número 142 declarada de utilidade pública pelo decreto nº 13924 de julho de 1962.

Regularização - controle - preservação

Os Clubes pagam anuidade e estas podem ser 3 (três):

Chumbo que compreende as modalidades de Trap Americano (Single) e Trap Americano (Doble) - Fossa Olímpica (Single - Fossa Olímpica Doble) e Skeet; outra na modalidade de Tiro a Bala que compreende as provas da UIT e a terceira, Percurso de caça.

Conforme portaria 310-P de 1988 e a lei estadual nº 10.056 de 10 de janeiro de 1994 regulamentando a Caça no Estado do Rio Grande do Sul, o caçador para poder se licenciar para temporada de caça precisa ser filiado a um clube e este a esta Federação.

Os atiradores devem ser filiados primeiro a um clube e depois a Federação e para poderem participar dos campeonatos acima referidos devem estar em dia com sua anuidade, desta forma também adquirem o direito de aquisição de munição e material para recarga junto a(s) Fábrica de Material Bélico controlado pelo Ministério do Exército.

Esporte

O campeonato Gaúcho de Tiro ao Prato, Percurso de caça e Bala tem como objetivos os de:

- Difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, de clubes co-irmãos do estado, dos órgãos de imprensa e de simpatizantes do esporte em geral.

- Proporcionar o melhor entrosamento entre os atiradores praticantes do tiro ao prato, dos diversos clubes, através de um intercâmbio de informações e experiências ocasionando assim uma elevação no índice técnico ao tiro no Rio Grande do Sul.

- Proporcionar entre os adeptos do tiro uma maneira racional e econômica de praticar este esporte atingindo maiores índices técnicos, haja visto que, dispondo de um calendário previamente organizado, o atirador poderá controlar o seu desenvolvimento no tiro, além de projetar financeiramente os seus gastos com o esporte.

- Escolher os atiradores que representarão o Rio Grande do Sul em eventuais torneios e/ou competições a nível nacional ou internacional através do desenvolvimento técnico nos campeonatos em curso.

Nosso objetivo é difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, clubes co-irmãos, órgãos de imprensa e simpatizantes do esporte.

Search