Tiro Esportivo e Caça

Esporte, lazer ou necessidade, a caça representou uma das marcas da presença dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. 

O tiro esportivo, uma prática militar no início, posteriormente se desenvolveu como lazer. Durante o século 19, com a Revolução Industrial, a caça como fonte de alimentação foi se tornando cada vez menos necessária, e o tiro foi se transformando em esporte muito popular, nos países europeus e nos Estados Unidos.

A National Rifle Association, dos Estados Unidos, foi fundada em 1871, sendo fundamental no desenvolvimento e organização do esporte, primeiro nos Estados Unidos, e logo em todos os países de língua inglesa.

O coronel Peter Hawker foi o primeiro a codificar as regras do tiro na época moderna publicando, em 1814, seu livro "Instruções da Arte do Tiro para o Jovem Esportista". Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, disputadas em 1896, em Atenas, na Grécia, o tiro foi um dos esportes incluídos no programa oficial, quando houve a disputa de três provas. No Pan, também é disputado desde a primeira edição, Buenos Aires-1951.

O primeiro campeonato mundial foi disputado em 1897, na França. Dez anos depois, oito países fundaram, em Zurique, a União Internacional das Federações e Associações de Tiro. Dissolvida em 1915 durante a Primeira Guerra, a entidade foi reorganizada em 1921, com um novo nome: União Internacional de Tiro.

Caça: lazer ou necessidade?

Esporte, lazer ou necessidade, a caça representou uma das marcas da presença dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. A dedicação a essa atividade, hoje considerada por alguns excessiva e predatória - que freqüentemente agrediu a natureza -, era uma tentação inevitável para a precariedade dos meios de sobrevivência existentes nas colônias no último século 19. Por isso, os colonos e seus descendentes jogaram-se com entusiasmo quase juvenil à refletir até mesmo da culinária que os peninsulares desenvolveram na América. As fotos de caçadores e seus troféus, mostrando quantidades imensas de aves abatidas, são comuns em muitas das famílias de descendentes de italianos. Os caçadores faziam pose junto ao resultado de seu esporte, em imagens do fim do século 19 e começo do século 20.

Nosso objetivo é difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, clubes co-irmãos, órgãos de imprensa e simpatizantes do esporte.

Search