Notícias

Dicas de segurança com armas de fogo

Surge grande curiosidade quando falamos sobre armas de fogo, infelizmente isso ocorre por causa da falta de espaço para discussão, através da mídia, a respeito do tema.

O tema das armas de fogo costuma surgir quando lidamos com o contexto de crimes, chacinas, assaltos e roubos, conflitos policiais e por ai vai. Infelizmente as armas de fogo são usadas para esses fins, porém é necessário olhar o outro lado da moeda, como situações em que pessoas foram salvas por ações rápidas de pessoas que possuem porte de arma de fogo, policiais e etc.

Cuidados e segurança com armas de fogo

Apesar da “má imagem” a qual as armas de fogo estão ligadas em nossa sociedade, não podemos negar os benefícios e segurança que elas nos trazem se bem utilizadas, dentro da lei e com responsabilidade para fins de auto defesa.

De acordo com A Cartilha de Armamento e Tiro disponível no site da Polícia Federal, por exemplo, possuímos cerca de 28 normas a serem seguidas para manter segurança com armas de fogo. Por isso, separamos os pontos mais relevantes e que podem acontecer com mais frequência no dia a dia, e adaptamos este material para orientar todos os praticantes de tiro esportivo, ou que possuem porte (e posse) de arma de fogo:

Cuidados no manuseio da arma

Sempre que pegar uma arma verifique se a mesma está carregada, até que isso esteja verificado com certeza, mantenha-a apontada para um lugar.

Ao lidar com um revolver abra um tambor e verifique todas as câmaras e com uma pistola retire o carregador e puxe o ferrolho para trás várias vezes e com ele puxado introduza o dedo mínimo na câmara se não puder visualizar a mesma.

Tenha sempre a certeza de que seus polegares estejam fora do percurso de ferrolho da pistola ou da lateral do tambor do ferrolho do revolver, caso contrário, poderá sofrer ferimentos ou queimaduras.

Cuidados com arma de fogo em casa

Em casa mantenha sempre sua arma em local seguro mas de acesso rápido.

Da mesma forma acostume-se a manter sempre no mesmo lugar: lanterna, tesoura, pilhas, munição, etc. Facilitando o acesso a essas ferramentas no escuro e em situações de stress.

Se houver mais alguém capacitado (e autorizado) a utilizar a arma, jamais mude-a de lugar sem avisa-la ou ao contrário.

Não manipule armas na presença de crianças que já tenham discernimento, se não for deixá-las manusear e serem educadas para sua função (proteção) e uso correto. Essa é uma das maiores causas de acidentes domésticos com arma de fogo.

Responsabilidade do usuário

Álcool e armas são incompatíveis em quaisquer circunstancias (drogas também).

Uma arma é uma ferramente e como tal deverá estar sempre em boas condições de uso para cumprir sua função.

Ao comprar uma arma você está assumindo o risco de ter de utilizar-la, então treine sempre que possível para não ocasionar acidentes quando isso acontecer.

Cuidado, responsabilidade e treinamento é extremamente necessário quando estamos falando sobre o uso de armas de fogo e a posso desse tipo de armamento em casa. Muitos acidentes podem ser evitados caso as regras e indicações a cima sejam seguidas com cautela e minuciosidade, além disso trabalhamos para que a imagem a respeito do porte de arma mude e seja compatível com a real importância que esse material pode ter um nossa sociedade.

Última modificação em Quarta, 27 Novembro 2019 22:52

Posts Recentes

Nosso objetivo é difundir através de provas e competições, a prática do tiro entre os sócios dos clubes organizadores do evento, clubes co-irmãos, órgãos de imprensa e simpatizantes do esporte.

Search